Informatização do Livro de Psicotrópicos
No mês de fevereiro de 2016 foram iniciadas e finalizadas no Hospital Nereu Ramos, as atividades para a implantação do sistema de controle de psicotrópicos integrado ao aplicativo de Gerenciamento de Estoques do Portal Micromed.
O controle de medicamentos psicotrópicos é realizado pela ANVISA para garantir a qualidade na produção e segurança no consumo destes produtos, pois contêm substâncias que agem no sistema nervoso central podendo causar dependência física ou química.
Desta forma, os estabelecimentos que realizam sua dispensação aos consumidores/pacientes devem repassar à unidade de vigilância sanitária local todo o controle de seus estoques (entrada e saída) referente à estas substâncias psicotrópicas.
Até então, toda a movimentação destes medicamentos no hospital era realizada manualmente através do preenchimento do caderno/livro de psicotrópicos.
Hoje, através desta nova funcionalidade no sistema da Micromed, é possível controlar os produtos psicotrópicos por lote/validade e realizar a escrituração do “Livro dos Psicotrópicos” seguindo as determinações da ANVISA, do qual é possível rastrear a quantidade de entrada/saída, transferência/devolução e perda.
O “Livro” passa a ser digital, sendo exportado em arquivo .pdf para ser gravado em cd e entregue à vigilância sanitária.
Inicialmente a migração foi realizada como projeto piloto no Hospital Nereu Ramos (uma das unidades da Secretaria do Estado de Santa Catarina - SES), referência em infectologia e pneumologia no estado e deverá ser aplicado em todas as unidades hospitalares da SES para melhorar o controle deste tipo de produto. O mesmo poderá ser requisitado pelos demais clientes Micromed interessados nesta nova funcionalidade.
Os responsáveis pelo sucesso na implantação deste projeto foram o consultor José Augusto Chostak (Micromed), o analista de sistemas Jean Carlos Gregolon (Micromed) e da farmacêutica Poliane Folador (Chefe do Setor de Farmácia HNR).
Poliane ainda nos descreve em depoimento:
“A implantação do módulo "Psicotrópico" dentro do GERENCIAMENTO DE ESTOQUES no sistema Micromed viabilizou que o controle desses medicamentos fosse totalmente informatizado, facilitando nosso trabalho dentro da farmácia hospitalar e eliminando os livros manuais.
Em visitas em nosso hospital, o sistema foi construído e ajustado à nossa realidade, para que pudesse atender nosso fluxo de serviço e também atender à legislação sanitária pertinente ao tema, pré-requisito essencial para obtenção dos alvarás sanitários das farmácias privativas de unidades hospitalares.
Na construção deste módulo, pude perceber nos participantes o interesse em alcançar um sistema que fosse de fácil utilização pelos usuários. Essa interação entre os profissionais foi de suma importância na construção do sistema e viabilizou a atualização dos nossos registros e a obtenção do nosso alvará sanitário.”
Poliane Folador
Chefe do Setor de Farmácia HNR