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Informatização dos hospitais públicos estaduais, implantação da certificação digital ao PEP e parceria com IF-SC são destaques!
O ano de 2012 foi de mudanças estratégicas, reconhecimento nacional e fortalecimento da Micromed Sistemas como uma das melhores empresas desenvolvedoras de softwares para hospitais e clínicas do Brasil. A empresa expandiu os negócios para outros Estados, firmou contratos com os setores público e privado e implantou novos projetos internamente, entre outras ações.
“Tivemos muitas conquistas significativas como parceria com IF-SC, sucesso do Projeto Unimed Cariri e muitas outras parcerias estratégicas que vão permitir para Micromed um crescimento exponencial em 2013”, afirma o diretor de marketing e vendas da Micromed, Vilmar Alcides Burguesan. O desafio para o próximo ano é “continuar crescendo de maneira sustentável e focar na expansão do mercado através de canais de negócios (Business Partner), priorizando regiões que foram mapeadas como estratégicas para um crescimento nacional da marca Micromed”, complementa.
Um dos destaques do ano é a informatização dos hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde. O projeto é uma iniciativa pioneira em Santa Catarina e foi desenvolvido pela Micromed em parceria com a Tríplice Consultoria. Todas as 14 unidades da SES localizadas em cinco cidades catarinenses foram beneficiadas. Através da solução é possível integrar diferentes processos de gestão, além de acessar diagnósticos por imagem e resultados de exames laboratoriais online.
Outro destaque é a fase inicial de implantação da certificação digital ao sistema do prontuário eletrônico do paciente. A expectativa é de que a certificação digital seja disponibilizada aos clientes ainda no primeiro trimestre de 2013. Com o certificado digital, os profissionais da saúde não precisarão mais assinar os prontuários médicos no papel, e sim fazê-lo eletronicamente. O certificado emitido pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) personifica o cidadão na internet e garante, com base na legislação, validade jurídica aos seus atos e documentos.
Ações internas
Em 2012 a Micromed desenvolveu a nova identidade visual. “Buscamos a inovação da marca para acompanhar o crescimento e as novas conquistas que representam as mudanças estratégicas pelas quais a empresa está passando”, afirma o diretor de marketing e vendas da Micromed, Vilmar Alcides Burguesan. A nova identidade inclui um visual moderno para todos os itens de papelaria, material gráfico, uniforme dos colaboradores e apresentação comercial da empresa. Outro passo que a empresa deu para fortalecer seu nome no mercado foi a contratação da assessoria de imprensa Oficina das palavras. Dentre os resultados, está a publicação de notícias relacionadas à Micromed em portais nacionais como Baguete, Saúde Web e Revista Hospitais Brasil. Uma evidência do crescimento da empresa é a abertura de novos canais de negócios em São Paulo e Fortaleza (CE), que estão em fase de certificação.
Em 2012, a Micromed também apostou no desenvolvimento pessoal. Foram realizados dois eventos internos com o objetivo de promover o desenvolvimento de seus colaboradores e a integração entre eles. Houve a 1ª Exposição de Processos, para divulgação e conhecimento dos processos internos em um contexto geral, e a 2ª Jornada de Integração, para conhecimento e integração dos colaboradores. Alguns funcionários também participaram de cursos e eventos: V Curso de Capacitação em Certificação de Sistemas de Registros Eletrônicos de Saúde, CBIS 2012, curso de Faturamento de Autorização de Internação Hospitalar e curso de Caché ZEN.
Como reconhecimento da melhoria dos produtos e serviços, a Micromed atingiu ótimos conceitos nas duas pesquisas realizadas com os clientes: a pesquisa de satisfação do produto feita pelo Comitê de Melhoria de Produto e a Pesquisa de Satisfação 2012. As soluções receberam nota 8,0, pontuação considerada ótima e que está acima da média das outras empresas do ramo. Além da pesquisa, o Comitê de Melhoria trabalhou em 2725 ordens de serviço, entregou 1001 novas funcionalidades, fez 11 reuniões com total de 1029 horas e criou 130 ordens de serviço.
Na pesquisa de satisfação geral, a Micromed atingiu índice de satisfação de 85% dos clientes que responderam a avaliação. Todos os departamentos foram bem avaliados e receberam nota maior do que na pesquisa de 2011, com destaque para os setores Administrativo/Financeiro, Consultoria e Suporte, que tiveram aprovação de 97% dos clientes em itens como conhecimento dos profissionais e cordialidade no atendimento.