NOTÍCIAS

Hosp. públicos de SC estão informatizados com a solução da Micromed

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) está implantando o serviço desde 2009. O ‘projeto de Informatização da SES’, como é chamado, foi desenvolvido pela Micromed Sistemas em parceria com a Tríplice Consultoria, empresas especializadas em sistemas de TI e suporte de gestão da saúde, e já beneficiou todas as 14 unidades espalhadas por cinco cidades do Estado.

Através da solução é possível integrar diferentes processos da gestão, desde o desempenho de profissionais e equipamentos, a consumo de materiais hospitalares e administrativos, além de todo o processo assistencial ao público. Em dezembro de 2011, mais de cinco mil profissionais da saúde já utilizavam o Prontuário Eletrônico da Micromed, que é o histórico do paciente registrado num suporte digital. Em seis meses de uso, o projeto registrou aumento de 25% no número de usuários do prontuário eletrônico do paciente (PEP). Até então, mais de um milhão e 950 mil atendimentos foram registrados pelo sistema e o faturamento da SES/SC também deu um salto positivo. Houve, por exemplo, um aumento de 53% no faturamento médio por atendimento ambulatorial. “Os números comprovam o sucesso obtido pelo projeto. Demonstram que o planejamento e metodologia utilizados, bem como a capacidade técnica e de gestão de todos os profissionais envolvidos, foram fatores determinantes para a obtenção dos expressivos resultados”, comenta Jackson Batista Junior, gerente de operações da Micromed Sistemas.

 
A solução também oferece acesso online aos diagnósticos por imagem e resultados de exames laboratoriais. “Assim os médicos e demais profissionais de saúde podem ter acesso aos resultados destes exames no mesmo momento em que são disponibilizados por quem os executou, pois a integração é realizada de maneira automática e segura disponibilizando estes resultados dentro do prontuário eletrônico do paciente”, destaca Haroldo Rudiger, gerente de projetos da Micromed Sistemas.
 
Desde a implantação da solução, 92% das solicitações de exames foram lançadas através do PEP, ou seja, mais de 863 mil procedimentos foram agilizados pela informatização nestas unidades do SUS em Santa Catarina. Nesse sentido, o gerente de Tecnologia de Informação da Secretaria de Estado da Saúde, Maurício Castro, reforça: “Este foi um grande investimento para modernização gerencial e assistencial de nossas unidades, pois trabalhamos em um setor de alto impacto social, caracterizado por recursos escassos e demandas crescentes”. 
 
A vantagem para os pacientes é a rapidez com que as informações são lançadas no sistema e também a segurança, uma vez que todo o histórico fica armazenado de maneira integrada. “Todos os cuidados que o paciente já precisou nessas unidades ficam armazenados: quais os problemas de saúde, as medicações prescritas e posologias, internações, tratamentos. É um sistema que oferece mais segurança para a saúde do cidadão, já que tudo está claramente digitalizado. No caso da medicação para internados, por exemplo, os erros médicos diminuem drasticamente. Isso porque os medicamentos e suas devidas formulações já estão arquivados no sistema, não é preciso fazer prescrições ou receitas a mão”, esclarece Vilmar Alcides Burguesan, diretor de marketing e vendas da Micromed Sistemas. 
 
Além de todos esses benefícios, a solução oferece ainda suporte técnico interligado por links e feito através de servidores locais que replicam as informações. Uma central em Florianópolis armazena todos os dados do sistema e, apesar de ser online, não há perigo dos serviços serem comprometidos por falhas na Internet ou telefonia. Em resumo: seguro, prático, ágil, eficiente e que proporcionou redução de custos para os cofres públicos. “Entendemos que a implantação da solução contribui significativamente com nossos esforços pela a busca da otimização do desempenho e a prestação de melhores serviços para a população”, enfatiza Maurício Castro.
<< Voltar Para Notícias

Entre em contato conosco

Seu nome: *

Seu e-mail: *

Seu telefone: *

UF: *

 Sua cidade: *

 Sua Mensagem: *

Todos os campos com “*” são obrigatórios

WT Prime