Aplicação Micromed para Listas de Espera SUS
Conforme determinação do Ministério da Saúde para a criação de uma fila única para cirurgias eletivas, cada estado deverá organizar as informações de pacientes que aguardam a realização de procedimentos via SUS em seus municípios e hospitais. Esta ação deverá integrar em uma única lista o total destes pacientes, o que irá ajudar a definir a quantidade de recursos para cada estado.
Neste cenário, a Micromed em conjunto com a Secretaria do Estado de Santa Catarina desenvolveu o software que irá reunir aqui no estado, os dados solicitados pelo Ministério e ir além, o sistema ainda irá disponibilizar aos seus usuários as informações de qual sua posição atual na fila e qual é a previsão para seu atendimento.
Para isso construímos um Serviço Web (WebService) que deverá integrar todas as filas existentes no estado de forma automatizada. Também é possível integrar via arquivo CSV para estabelecimentos que não tem tecnologia para consumir WebServices.
Os estabelecimentos que atendem pelo SUS no estado deverão se pré-cadastrar na página desenvolvida (ainda não foi realizada a divulgação oficial do link) e aguardar aprovação do governo para disponibilizar não somente a lista de cirurgias eletivas mas também as de espera para exames e consultas. O prazo para as listas ficarem prontas e divulgadas é outubro deste ano.
Para o cidadão, que poderá realizar consulta através da internet, a aplicação conta com:
- Pesquisa por documento do cidadão: Possível buscar a(s) fila(s) onde o paciente está alocado, exibindo a posição, estimativa de atendimento, entre outros dados.
- Pesquisa fila completa: Possível consultar a fila completa, mostrando todos os pacientes.
- Pesquisa saídas: Possível pesquisar por um cidadão que saiu de uma fila.
Esta medida irá organizar a gestão da saúde garantindo maior eficiência ao processo, pois evitará que um paciente apareça em mais de uma lista ou ainda aquele que já foi atendido permaneça na lista. Tendo o conhecimento da dimensão da lista e da capacidade do estado para atender esses procedimentos será possível fazer um planejamento muito mais efetivo para tentar reduzir e quem sabe até zerar listas de espera.