Ao todo 16 soluções Micromed serão instaladas na unidade, entre elas a de gerenciamento administrativo e o prontuário eletrônico do paciente. Tudo para garantir qualidade, agilidade e segurança na gestão. “A opção de ativar o hospital informatizado e com prontuário eletrônico tem como objetivo começar da forma correta com o que é necessário e fundamental para a segurança da equipe e dos pacientes. O que não se mede, não se gerencia. Somente com sistema informatizado para garantir qualidade na gestão hospitalar, a mais complexa de todos níveis de gestão”, esclarece Ana Maria Groff Jansen, coordenadora de implantação do Hospital Nossa Senhora da Graça.
Primeira Unidade Hospitalar da região
Além da população de São Francisco do Sul, a unidade também vai atender os moradores de municípios vizinhos, como Araquari e Balneário Barra do Sul. Com quatro mil metros quadrados de área construída, 36 leitos de internações, centro cirúrgico, centro obstétrico, centro de exames e diagnóstico e Pronto Socorro com toda estrutura para urgência e emergência, o Hospital estima atender, em média, 3200 pacientes por mês no pronto socorro. A expectativa é de realização de 220 internações, 110 cirurgias eletivas em regime de Hospital Dia e 1750 exames.
O Nossa Senhora da Graça é a segunda unidade hospitalar de Santa Catarina a ser administrada pela Cruz Vermelha. Um dos requisitos exigidos para credenciar a Organização como gestora foram os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. Sessenta por cento dos atendimentos serão pelo SUS e os 40% restantes através de convênios médicos.