NOTÍCIAS

Sistema de gestão hospitalar da Micromed é instalado em sala de aula

 

As aulas deixaram de ser teóricas e tornaram-se práticas para cerca de 180 alunos do curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar e de Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Um projeto inédito desenvolvido pela Micromed Sistemas, com a  tecnologia  da InterSystems, permite que os estudantes aprendam a rotina administrativa de hospitais. O software foi efetivado há dois meses e já se tornou ferramenta essencial de aprendizado em sala de aula.

Os alunos aprendem como fazer o controle de custos, prontuário do paciente e até faturamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O software da Micromed está instalado em dois laboratórios e mais de 60 computadores do IFSC. “Sem dúvida é um projeto inovador que vai transformar o modelo de ensino atual”, garante o diretor de marketing e vendas da Micromed, Vilmar Alcides Burguesan.

 

O sistema já facilita o aprendizado em sala de aula e garante o diferencial do aluno quando ele chegar ao mercado de trabalho. O coordenador do projeto no IFSC, o professor Jorge Cunha, acredita que os alunos que passam pelas aulas práticas estão aptos para atuar e solucionar problemas de qualquer unidade de saúde. “A principal importância deste sistema é quanto à aproximação do ambiente acadêmico com a realidade. É um aprendizado completo do que é vivido diariamente em qualquer hospital”.

O projeto começou a ser desenvolvido há cinco meses e levou 545 horas para ser concluído. No total, foram investidos R$ 140 mil. Sete profissionais da Micromed e outros nove professores do IFSC se envolveram na produção do sistema.

 

Para conclusão do software, a equipe da Micromed buscou a licença do banco de dados Cachê da InterSystems, referência mundial no setor. O Caché oferece exclusivamente três opções integradas de acessos: um banco de dados robusto orientado a objetos, alta performance SQL, e um rico acesso multidimensional. A tecnologia com que ele foi desenvolvido permite desenvolvimento Web rápido, velocidade no processamento de transações, escalabilidade máxima, e consultas em tempo-real sobre dados transacionais - com o mínimo de requerimento de manutenção. “O Caché é um dos bancos de dados mais utilizados no mundo e está disponível para Windows, Open VMS, Linux e a maioria das plataformas UNIX”, explica Eduardo Cavaliere, gerente comercial da InterSystems. 

<< Voltar Para Notícias

Entre em contato conosco

Seu nome: *

Seu e-mail: *

Seu telefone: *

UF: *

 Sua cidade: *

 Sua Mensagem: *

Todos os campos com “*” são obrigatórios

WT Prime