NOTÍCIAS
Contou com palestras que abordaram assuntos para aplicação de qualidade de software como: práticas ágeis, ferramental para gestão de projetos e automação de testes com o objetivo de instruir profissionais da área para a nova realidade das empresas: produzir software de forma ágil e com qualidade.
Igor Abade - Lambda3
Destacou a importância da aplicação de testes em projetos como uma das formas de garantir a qualidade do software.
Repassou que o controle de qualidade de uma aplicação deve ser realizada antes, durante e depois do desenvolvimento empregando o gerenciamento de projetos para um “desenvolvimento ágil” utilizando o Scrum e automação de testes.
Everton Arantes – Prime Control
Apresentou um exemplo de utilização do software de gerenciamento de projetos conjuntamente com o de automação de testes que permite a extração de dados estatísticos.
Cristiano Caetano - Qualister
Salientou que o desenvolvimento de uma aplicação deve ser colaborativa, todos os envolvidos devem se preocupar com a qualidade do produto. Utilizando metodologias ágeis é possível desenvolver de modo “enxuto” com menos documentação e foco na implementação utilizando o desenvolvimento dirigido por testes e automatização de testes já servindo como documentação.
Foi muito bom constatar que muita coisa do que foi ministrado já estamos aplicando para o desenvolvimento de software na Micromed (e com ferramentas próprias) como o gerenciamento de projetos utilizando Scrum e apontamento de horas para as atividades realizadas gerando indicadores e gráficos gerenciais em tempo real, Afirma Michele Fiedler - Analista da Qualidade.
A participação neste seminário foi bastante instrutiva pois já iniciamos o projeto de automação de testes e estamos estudando qual a melhor prática para aplicar em nossa empresa. O intuito é agregar qualidade ao produto que hoje é entregue ao cliente completa Michele.