NOTÍCIAS
Pacientes são beneficiados com novo sistema de hospitais
Milhares de pessoas já foram beneficiadas pelo novo sistema informatizado de 14 hospitais de Santa Catarina. O projeto criado pela empresa Micromed foi instalado em 2009 e nos primeiros três anos de atuação auxiliou no agendamento de consultas, exames e na área administrativa. Os resultados dos primeiros anos do sistema foram divulgados no mês de junho, depois de um levantamento realizado pela Secretaria de Saúde Estadual.
O projeto consiste na criação de módulos que gerenciam os serviços dos principais hospitais estaduais, como prescrição eletrônica, recepção, faturamento, entre outros. O sistema garante o atendimento de pacientes através de consultas aos prontuários eletrônicos e integra as informações contidas no sistema de saúde dos municípios. O modelo informatizado ainda faz a triagem eletrônica e instantânea de clientes através da classificação de risco, agendamento de exames, entre outros serviços.
Para quem trabalha nos hospitais, o sistema ajudou no desenvolvimento de novas funções como a integração de despesas com recursos humanos, gestão de materiais e de reservas de leitos. O diretor de marketing e vendas da Micromed, Vilmar Alcides Burguesan, conta que este foi um dos maiores projetos de informatização produzidos pela empresa. Criado exclusivamente para utilização nos hospitais de Santa Catarina, de acordo com as necessidades do governo Estadual, a demanda de pacientes e as últimas atualizações do mercado. “Foi um grande desafio que durou alguns anos, mas em pouco tempo já ofereceu ótimos resultados. Nos primeiros meses de funcionamento do sistema, muitas pessoas já haviam sido contempladas e de agora em diante o número só irá crescer ainda mais”.
Além de auxiliar no atendimento ao cidadão, o projeto contribuiu no incremento de receitas na ordem de R$ 35 milhões no período entre 2009 e 2012, pois foi possível realizar mais agendamentos de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Concluímos que o projeto contribuiu para a otimização do desempenho das nossas organizações e aproximou ainda mais o governo do cidadão”, afirma o Gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica, Maurício Passos de Castro.